6. Aparelhos Extintores de Incêndio

Aparelhos Extintores de Incêndio

Considerações gerais:

Os extintores de incêndio são aparelhos, na maioria das vezes leva o nome do agente extintor que está contido dentro dele, para utilização imediata e rápida, muito necessários à proteção contra incêndio ainda no início do fogo (princípios de incêndio).
Existem aparelhos extintores de incêndio manuais ou portáteis e sobre rodas, especialmente construídos para extinção do incêndio ainda na fase de princípio de incêndio, em sua fase inicial. São fabricados em vários e diferentes tipos e tamanhos, segundo suas características, para uma ou mais classes de incêndio. Poderão ser apresentados com pressão interna, pressão injetada, etc.
Devem ser instalados em locais bem visíveis e de fácil acesso. Deve existir sinalização, aérea e de piso, de indicação e sempre desobstruído.

Principais Aparelhos Extintores de incêndio:

Aparelho Extintor de Carga Líquida

Este extintor é indicado unicamente para extinção de princípios de incêndio de Classe A, combustíveis sólidos. Apaga o fogo pelo método de resfriamento.

Aparelho Extintor de Espuma Mecânica

O extintor de espuma mecânica é indicado para princípios de incêndio em líquidos inflamáveis de classe B e por seu agente extintor ser à base de água, apaga também princípios de incêndio de classe A, combustíveis sólidos. Não é recomendado para princípios de incêndio em materiais energisados de classe C e nem para princípios de incêndio em metais pirofóricos de classe D.

Aparelho Extintor de Hidrocarbonetos Hallogenados

Todos os extintores de hallon são pressurizados. Podem ser indicados para combate a princípios de incêndio de classe A. São também ótimos aparelhos extintores para princípios de incêndios em líquidos inflamáveis de classe B e por não conduzirem eletricidade para princípios de incêndio em equipamentos elétrico com energia, de classe C. Não são recomendados para princípios de incêndio em metais combustíveis de classe D. Muito recomendado para uso e proteção em aviões e veículos.

Aparelho Extintor de Gás Carbono – CO2 – Dióxido de Carbono

Os extintores de dióxido de carbono apagam o fogo pela expulsão do oxigênio ambiente (método por abafamento). Não são recomendados para extinção de princípios de incêndio de classe A. O aparelho extintor é muito eficiente na extinção de princípios de incêndio de classe B, pois apaga pelo método de abafamento. O fato de o gás carbono não ser condutor de eletricidade, além de outras qualidades faz com que seja esse extintor preferido para princípios de incêndio em equipamentos elétricos de classe C.

Aparelho Extintor de Pó Químico

Os extintores de pó químico com carga de bicarbonato de sódio e bicarbonato de potássio são recomendados (método extinção química) para princípios de incêndio de classes B e C. Muito recomendado para uso e proteção em aviões e veículos.

Post a comment or leave a trackback: Trackback URL.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: