3. Métodos de Extinção de Fogo

Métodos de Extinção de Fogo

Conhecido o triângulo, o fogo só existirá quando estiverem presentes os três elementos básicos e essenciais do fogo. Calcado neste conhecimento é que se determinam os métodos modernos de combate ao fogo. Portanto para extinguir o fogo, basta  desfazer o triângulo (combustível, Oxigênio e Calor), isto é, retirar um dos seus lados, logo extinguiremos o fogo.

Foi acrescentado um quarto método, conseqüente da evolução dos estudos neste campo, extinção química do fogo:

1. Retirada do material, quando se retira o combustível;
2. Abafamento, quando se retira o oxigênio;
3. Resfriamento, quando se retira o calor; e,
4. Extinção química, quanto se interfere na Reação em Cadeia do fogo através do lançamento dos agentes extintores de hallon e de Pó Químico Seco.

Primeiro Método – Retirada do Material Combustível, é o método de extinção mais simples na sua realização, pois, é executado com a força física e com os meios de fortuna, não exige aparelhos especializados, consiste na retirada, diminuição ou interrupção com suficiente margem de segurança no campo de propagação do fogo. Como por exemplo, do emprego deste tipo de extinção em combustíveis sólidos, citamos o aceiro praticado nos casos de incêndios, em matas, facultando seu domínio. Tipo de extinção em líquidos e gases citamos o fechamento de registros de paragem de fluxo. As donas de casas são bombeiras e não sabem: quando apaga o fogo do fogão fecho o registro de vazão médio e alto, apagando o fogo pela retirada do combustível líquido ou de gasoso do fogo.

Segundo Método – Abafamento ou Retirada do Oxigênio. O Abafamento ou controle do comburente é dos métodos de extinção mais difíceis, pois, a não ser em pequenos incêndios, podem ser abafados com tampas de vasilhas, panos, cobertores, espumação químicas, espumação mecânica, etc.

Terceiro Método – Resfriamento. O Resfriamento é o processo de absorção e o controle do calor, é o método de extinção mais usado. Consiste em roubar calor do material incendiado. O agente extintor mais usado para combater incêndios por resfriamento é a água. A água alem de existir em abundância na natureza e usada pelos bombeiros e tem a maior capacidade de absorção de calor.

Quarto Método – Extinção Química.   No plano didático, o triângulo do fogo e os três métodos de extinção de incêndio já vistos, ainda que consideremos o básico no ensino preliminar de Prevenção e Combate a Incêndio, verificamos o fenômeno da combustão do fogo e a importância da Reação em Cadeia, processo químico e físico, contínuo e progressivo do fogo, onde concluímos ser o quarto elemento de extinção de incêndio. Atualmente agentes extintores modernos (hallogenados, pós químicos, etc.) têm ação extintora efetiva, pois a extinção se faz agindo na área desse novo método de extinção, como extinção química, uma ação extintora química. A ação altamente eficiente na extinção de incêndio, com alto fator de inibição do fogo com determinados agentes extintores, produzidos por compostos hallogenados e sais alcalinos, nunca foi exatamente explicado pela ação e método de abafamento, quer através da ação física de cobertura do próprio agente ou pelos produtos resultantes de sua combustão (como no caso do bicarbonato de sódio). Assim chegamos a conclusão de que a única teoria capaz de explicar a ação dos referidos agentes é a extinção de natureza química. Portanto, a eficiência dos agentes extintores hallogenados e dos sais alcalinos só é aplicada através de uma reação química desses agentes com os produtos intermediários e derivados da cadeia de reação da combustão (radicais ativos e livres). Esta reação química na cadeia de combustão interrompe e revoluciona a reação em cadeia do fogo e consequentemente, fazendo cessar a combustão química, apagando o fogo.

About these ads
Comente ou deixe um trackback: URL do Trackback.

Comentários

  • Caio Lacerda  On 17/09/2010 at 6:16 pm

    Noto um trabalho maravilhoso no tocante a prevenção e combate a incêndios. Me parece que constantemente fala em proteção de aeronaves. Parabéens pelo trabalho. Sempre que posso pesquiso seu trabalho.

    Caio

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

%d blogueiros gostam disto: