2. Elementos Básicos do Fogo

Elementos Básicos do Fogo

Sabemos que a combustão é um fenômeno químico físico da natureza, logo, devemos ter no mínimo dois elementos básicos do fogo que reajam entre si no caso do incêndio: Combustível e Oxigênio. Visto serem absolutamente necessários ao fenômeno da combustão, chamaremos os mesmos, de Elementos Essenciais do Fogo ou Elementos Básicos do Fogo ou ainda Triângulo da Combustão do Fogo: Combustível, Oxigênio e Calor.

Primeiro Elemento – Combustível – responsável pela propagação do fogo.

É a base do triângulo do fogo e o que a natureza nos deu em abundância. Ex: madeira, papel, capim, todos aqueles que têm forma e que podemos pegar. É o elemento responsável pela propagação do fogo, pelo caminhamento do fogo. Na aeronave temos borracha, estofamento, pneus, plásticos, tintas, etc.
É importante saber que os combustíveis na forma sólida não queimam, há necessidade de a temperatura transformar o combustível da forma sólida para líquida e depois para forma de vapores combustíveis, aí sim, o Oxigênio se mistura com os vapores líquidos dos combustíveis e sim, aí teremos a combustão, a queima, o fogo.

Segundo Elemento – Oxigênio – responsável pela alimentação da combustão do fogo.

É o gás que respiramos, que temos em abundância e está sempre presente em todas as combustões o O2, também chamado de Comburente, presente na base de 21% na natureza. Dependendo da porcentagem e da quantidade no ambiente de fogo, podemos ter uma combustão normal (21% de O2), combustão lenta ou asfixiada (-de 21% de O2) e combustão rápida ou explosiva (mistura ideal de vapores ou gases combustíveis e O2).

Terceiro Elemento – Calor – responsável pelas causas de incêndio.

Calor é o nome técnico dado ao terceiro elemento básico do fogo. Calor é o responsável pelas causas de incêndios, por Temperatura ou/e  Chamas.  Calor é o elemento básico que causou ou provocou o incêndio. Daí nós sabermos detectar as principais fontes de temperatura e calor, chamadas de causas de incêndio:
- Chama exposta:
- Curto circuito elétrico;
- atrito;
- fatores patrimoniais externos, raios, fogo de fora para dentro, indisciplina no tráfego inter carros, aviões, etc.

Um Quarto elemento do fogo – Reação em Cadeia

Depois que se dá o início da combustão do fogo, pela causa de incêndio (calor), a temperatura e as chamas transformam mais e mais combustíveis sólidos em líquidos combustíveis, de líquidos para vapores combustíveis, que na forma de vapores se misturam com o gás Oxigênio, e mais e mais vapores combustíveis e oxigênio, mistura inflamável (vapores combustíveis e oxigênio), que na presença das chamas queimam, que transformam mais combustíveis sólidos em líquidos, de líquidos em vapores, queimam gerando mais e mais energia, luz, calor, chamas, denominando a combustão por oxidação, que se caracteriza por um ciclo contínuo e progressivo da combustão do fogo, chamada de Reação em Cadeia, caracterizado o principio, pequeno, médio e grande incêndio.

About these ads
Post a comment or leave a trackback: Trackback URL.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

%d blogueiros gostam disto: